Aprendemos que...


A Persistência torna tudo possível

Quem é que nunca se viu enterrado em problemas, quase desistindo de lutar e jogando o futuro nas mãos do inesperado quando, na hora H este inesperado se transforma em um salto maior, em uma conquista?

Leia a estória do fazendeiro e seu burrinho e vá buscar também dentro de você a solução para seus problemas sabendo que a persistência e a criatividade levam você aonde quiser ir.

Um fazendeiro tinha um velho animal de criação, o burrinho.
Um dia, o animal caiu em um poço seco e não conseguia sair de jeito nenhum. O fazendeiro analisou a situação e percebeu que nem o poço e muito menos o burro valeriam o esforço de tirar o animal de lá. Resolveu, então, pôr fim no sofrimento do burrinho e enterrá-lo no poço. Com a ajuda dos vizinhos começou a jogar terra no buraco. Quando a primeira pá de terra caiu no lombo do burro, o animal ficou histérico, sacudiu a poeira de suas costas e deu um passo acima.
Não importava a dor nem o desespero da situação: cada pá de terra que caia o burro sacudia a poeira e dava um passo acima.
Não demorou muito e o velho burro, moído, exausto, porém triunfante, chegou à boca do poço e saiu. Apesar de toda a situação estar contra o burrinho, inclusive seu dono e amigo, que preferia vê-lo morto ao sofrimento, o animal não desistiu e fez daquilo que o teria enterrado vivo, sua tábua da salvação.

(Este texto é uma parábola, portanto desconhece-se o autor)
Este é o lema: nunca desistir, por mais que todas as situações mostrem que não há saída. A saída vem de nós mesmos, da nossa capacidade de criar opções e lutar por aquilo que acreditamos.

 

  

Aprendendo a ser cidadão

O mundo vive em acelerado desenvolvimento onde a tecnologia está presente direta e indiretamente no nosso dia a dia.
“Cidadania é liberdade em companhia”, portanto liberdade social não significa apenas ausência de constrangimentos, mas sim a possibilidade de empreendermos uma ação.
Para garantirmos a existência da liberdade, devemos ser capazes de criar opções que nos levem à satisfação sempre tendo a consciência da importância dos desejos das pessoas que estão a nossa volta.
Um dos maiores desafios da vida é descobrir como viver com responsabilidade e respeito aos outros, ou seja, viver com cidadania.
A escola tem um papel muito importante no exercício da cidadania, pois, além de ser como a nossa segunda casa, a vida que levamos lá dentro é como uma segunda vida, cheia de descobertas e desafios.
O aluno sofre influências da escola assim como exerce influência sobre ela. Seu comportamento, sua cultura, sua consciência e seus atos influenciam no desenvolvimento geral da escola.
Se o aluno desconhece seus direitos, pode deixar de exercer coisas importantes na comunidade escolar onde convivem com pessoas de todas as raças, idades, religiões e profissões. Saber respeitar e viver bem com todos é uma arte, é exercer a cidadania.
Objetivos da cidadania na escola
Ø  Desenvolver nos alunos o sentimento de confiança em suas capacidades afetivas, física, cognitiva, ética, estética de inter-relação pessoal e de inserção social para agir com perseverança em busca de conhecimentos e no exercício da cidadania. Refletir criticamente sobre as normas morais buscando legitimidade na r ealização do seu bem comum.
Ø  Salientar as reais possibilidades dos alunos, através de um ambiente escolar estimulante e desafiador que aguce a curiosidade para o conhecimento do mundo em que vive.
Ø  Compreender a vida escolar como participação no espaço publico, utilizando os conhecimentos adquiridos na construção de uma sociedade democrática.
Ø  Ajudar o aluno a construir uma imagem positiva de si, de respeito próprio e reconhecimento de sua capacidade de escolher e de realizar seu projeto de vida.
Ø  Adotar atitudes de respeito pelas diferenças entre as pessoas repudiando as injustiças e a discriminação
Ø  Valorizar e empregar diálogo como forma de esclarecer conflitos e tomar decisões coletivas.
Ø  Desenvolver habilidades de organizar ideias, elaborar textos narrativos e versos.

  

Respeito é Fundamental

 O respeito pelos outros nasce do respeito por si mesmo.
Aquele que desenvolve atitudes de respeito pelo eu, pelos outros e pelo meio ambiente, aquele que reconhece seu valor e confia em si, aquele que sabe que respeito é um estado de consciência, aquele que percebe o valor de todas as coisas...
Aquele então está praticando a cidadania.