Ø Projeto
Folclore
Este projeto foi
desenvolvido com crianças da 3ªsérie A da Escola Estadual Dona Valentina
Figueiredo.
As crianças fizeram
pesquisas sobre as lendas e daí surgiu o interesse na continuidade do trabalho,
partindo então para todos os segmentos relacionados ao Folclore. Ao final do
trabalho, tínhamos em mãos todos os itens para a elaboração de um livro o que
fez com que todos da sala participassem ativamente.Cada criança ficou também responsável pela ilustração dos personagens do folclore brasileiro e a capa do livro foi escolhida através de um concurso com um júri composto por alunos e professores das demais salas. A capa vencedora foi de um aluno deficiente visual, o Iago, fato este que comprova que a inclusão é possível.
Folcloreando na Dona Valentina
Depoimento da Profª Rosana Fiore
Outro Depoimento:
Quero
parabenizar a todos os alunos da 3ª série A da EE. Dona Valentina Silva de
Oliveira Figueiredo, em vista do sucesso alcançado nas pesquisas sobre o
Folclore Brasileiro, que nada fica a dever a outras obras como qualidade
literária e reconstituição histórica.
Ø Folcloreando no Prof. Norberto
Projeto desenvolvido com
alunos da 4ªsérie C da Escola Estadual Prof. Norberto de Souza Pinto.
Através de um trabalho
de equipe as crianças pesquisaram o folclore por regiões brasileiras
possibilitando assim a montagem de mais um livro sobre o folclore brasileiro.
Está incluso neste volume um livro de receitas onde constam pratos típicos de
cada região do Brasil.
No encerramento do
projeto houve a eleição da melhor capa através de um júri composto por alunos,
professores e direção da escola.
No encerramento do
projeto, fizemos uma manhã de autógrafos e uma feira com artesanato, roupas,
pratos típicos e dança de cada região do Brasil.
Autor
da capa: Luiz Felipe / 9 anos/Integrante do grupo Bate Lata
Ø Projeto
Água
O projeto Água foi
desenvolvido na Escola Estadual Profª. Benedicta de Salles Pimentel Wutke com
os alunos da 4ª série A e teve a duração de 30 dias.
O tema escolhido
permitiu um trabalho interdisciplinar, envolvendo conhecimentos de Português,
Matemática, Ciências, Geografia e História introduzindo os temas transversais
Saúde e Cidadania.
Através deste estudo a
classe participou de uma excursão ao Aqua Mundo na cidade de Guarujá onde
participaram da visitação monitorada aos tanques do aquário, Palestra Interativa, Vídeo e Visita a Campo: Barco (visualizando a Mata
Atlântica, costão rochoso, mangue e pontos históricos do Canal de Bertioga
Duração: 6 h
aproximadamente.
Depoimento
de Tere Penhabe, poeta, cordelista, cronista da cidade de Santos
"Conheci Augusta
Schimidt através de fóruns literários, onde me chamou a atenção a qualidade
literária dos seus trabalhos, inquestionavelmente de elevado valor.
Algum tempo depois, tive
oportunidade de conhecê-la pessoalmente, como professora, quando acompanhou os
alunos da sua escola, numa visita ao aquário municipal de Guarujá. A
tolerância, paciência e responsabilidade com que conduzia os alunos, aumentou e
muito a minha admiração por ela. Admiração essa, acompanhada do respeito, que vem
crescendo sempre, à medida que vou conhecendo-a melhor.
É pessoa íntegra,
criativa, responsável, honesta e, sobretudo, competente, em tudo que se dispõe
a fazer.
Tere Penhabe
Após
o encerramento do projeto, motivada pelos interesses dos alunos desenvolvemos
um dicionário de A a Z sobre a Água
Para saber mais sobre este projeto entre em contato com: augusta.schimidt@terra.com.br
Ø Projeto
Alimentação
O Projeto Alimentação foi desenvolvido e aplicado na Escola
Estadual Professor Norberto de Souza Pinto no ano de 2003.
Alunos Atendidos: 4ª
Série
Duração: 30 dias
Período: Abril
O tema escolhido, Projeto
Alimentação, permitiu um trabalho interdisciplinar, envolvendo conhecimentos de
Português, Matemática e Ciências, introduzindo os temas transversais Saúde,
Trabalho e Consumo.
Assuntos como receitas
culinárias, cardápios, a importância dos alimentos, seu sabor, seus preços,
locais onde são vendidos, pessoas que trabalham cozinhando em restaurantes,
foram tratados no projeto.
Este tema permitiu criar um
clima de parceria e interesse participativo do grupo e de cada aluno,
reforçando a consciência da importância do trabalho em grupo.
A culminância se deu com uma
oficina de alimentação alternativa (saladas, sobremesas, pães, tira-gosto,
sucos e chás) e também com a montagem de um livro de receitas simples. Ao final
da oficina fizemos uma dramatização do texto As frutas e os legumes.
Ø Projeto
de Educação Fiscal
Este projeto nasceu da
necessidade em aprimorar a consciência dos alunos e da comunidade em geral
sobre a importância do espaço coletivo, de zelar pelo patrimônio público e de
acompanhar a gestão das contas públicas pelos governantes. E também da
necessidade de elevar o grau de conhecimento de nossas crianças quanto à
arrecadação e à aplicação do dinheiro público.
Pretendemos através do projeto,
preparar as nossas crianças e a comunidade, para a ação de cidadania de
acompanhamento da utilização dos recursos advindos da arrecadação tributária
através de observação, reflexão e sensibilização. Através de fitas de vídeo,
folhetos informativos e cartilhas, pudemos desenvolver um trabalho interessante
com os alunos fazendo com que eles se interessassem em trazer de casa, material
para formar um mural.
Este projeto foi desenvolvido
com alunos da 4ª série E da Escola Estadual Emilio José Salim no ano de 2004.
Teve duração de 30 dias e foi encerrado com a confecção de uma cartilha e de um
livrinho de histórias.
Obs. Cada aluno pode ter a sua
própria cartilha e seu livrinho.
Ø Projeto
Educando pelas Diferenças
Este
projeto foi trabalhado com alunos da 4ª série A da Escola
Estadual Benedicta
Wutke em 2005.
Teve um
semestre de duração.
O
resultado foi surpreendente, pois o relacionamento das crianças
durante esse
período tanto com os companheiros quanto com os
demais professores e
funcionários passou a ser exemplar.
Ø Projeto
Educação Viária
O Projeto de Educação
Viária, com parceria do Instituto Mapfre de Segurança Viária e da Secretaria do
Estado da Educação, é uma ação educativa ampla, com o objetivo de promover
mudanças de comportamento dos alunos e daqueles com quem eles convivem ao
locomover-se, seja como pedestre, como passageiros ou ciclistas.
Foi desenvolvido com a
4ª série A da escola estadual Benedicta Wutke no ano de
2005 e teve a duração
de 60 dias.
A partir das ações
propostas, as crianças e os jovens aprenderam os hábitos
adequados, as normas e
convenções relativas à circulação viária; puderam
observar, refletir e
sensibilizar-se em relação aos fatos que os cercam,
desenvolvendo o cuidado e
respeito ao próximo e adquirindo a consciência de seus
direitos e
responsabilidades sociais.
Outros projetos se
seguiram, sempre com a ajuda dos meus alunos. Eles já estavam aptos a
realizarem pesquisas que muito ajudou a enriquecer o Coletânea do Saber.