Projetos e Depoimentos


Ø  Projeto Folclore

Este projeto foi desenvolvido com crianças da 3ªsérie A da Escola Estadual Dona Valentina Figueiredo.
As crianças fizeram pesquisas sobre as lendas e daí surgiu o interesse na continuidade do trabalho, partindo então para todos os segmentos relacionados ao Folclore. Ao final do trabalho, tínhamos em mãos todos os itens para a elaboração de um livro o que fez com que todos da sala participassem ativamente.
Cada criança ficou também responsável pela ilustração dos personagens do folclore brasileiro e a capa do livro foi escolhida através de um concurso com um júri composto por alunos e professores das demais salas. A capa vencedora foi de um aluno deficiente visual, o Iago, fato este que comprova que a inclusão é possível.

 
                                              Folcloreando na Dona Valentina

Depoimento da Profª Rosana Fiore



Outro Depoimento:



Quero parabenizar a todos os alunos da 3ª série A da EE. Dona Valentina Silva de Oliveira Figueiredo, em vista do sucesso alcançado nas pesquisas sobre o Folclore Brasileiro, que nada fica a dever a outras obras como qualidade literária e reconstituição histórica.
 MARCO ANTONIO FINEZI
                                              Sargento da Policia Militar de SP

 
 
 

Ø  Folcloreando no Prof. Norberto

Projeto desenvolvido com alunos da 4ªsérie C da Escola Estadual Prof. Norberto de Souza Pinto.
Através de um trabalho de equipe as crianças pesquisaram o folclore por regiões brasileiras possibilitando assim a montagem de mais um livro sobre o folclore brasileiro. Está incluso neste volume um livro de receitas onde constam pratos típicos de cada região do Brasil.
No encerramento do projeto houve a eleição da melhor capa através de um júri composto por alunos, professores e direção da escola.
No encerramento do projeto, fizemos uma manhã de autógrafos e uma feira com artesanato, roupas, pratos típicos e dança de cada região do Brasil.
 

Autor da capa: Luiz Felipe / 9 anos/Integrante do grupo Bate Lata
 
 
 
 
Ø Projeto Água
 
 

 
O projeto Água foi desenvolvido na Escola Estadual Profª. Benedicta de Salles Pimentel Wutke com os alunos da 4ª série A e teve a duração de 30 dias.
O tema escolhido permitiu um trabalho interdisciplinar, envolvendo conhecimentos de Português, Matemática, Ciências, Geografia e História introduzindo os temas transversais Saúde e Cidadania.
Através deste estudo a classe participou de uma excursão ao Aqua Mundo na cidade de Guarujá onde participaram da visitação monitorada aos tanques do aquário, Palestra Interativa, Vídeo e Visita a Campo: Barco (visualizando a Mata Atlântica, costão rochoso, mangue e pontos históricos do Canal de Bertioga
Duração: 6 h aproximadamente.
 
 
Depoimento de Tere Penhabe, poeta, cordelista, cronista da cidade de Santos
 
 
"Conheci Augusta Schimidt através de fóruns literários, onde me chamou a atenção a qualidade literária dos seus trabalhos, inquestionavelmente de elevado valor.
Algum tempo depois, tive oportunidade de conhecê-la pessoalmente, como professora, quando acompanhou os alunos da sua escola, numa visita ao aquário municipal de Guarujá. A tolerância, paciência e responsabilidade com que conduzia os alunos, aumentou e muito a minha admiração por ela. Admiração essa, acompanhada do respeito, que vem crescendo sempre, à medida que vou conhecendo-a melhor.
É pessoa íntegra, criativa, responsável, honesta e, sobretudo, competente, em tudo que se dispõe a fazer.
                                                                                 Tere Penhabe
 
Após o encerramento do projeto, motivada pelos interesses dos alunos desenvolvemos um dicionário de A a Z sobre a Água
 
Para saber mais sobre este projeto entre em contato com: augusta.schimidt@terra.com.br
 
 
 
 
 
Ø Projeto Alimentação
O Projeto Alimentação foi desenvolvido e aplicado na Escola Estadual Professor Norberto de Souza Pinto no ano de 2003.
Alunos Atendidos: 4ª Série
Duração: 30 dias
Período: Abril
O tema escolhido, Projeto Alimentação, permitiu um trabalho interdisciplinar, envolvendo conhecimentos de Português, Matemática e Ciências, introduzindo os temas transversais Saúde, Trabalho e Consumo.
Assuntos como receitas culinárias, cardápios, a importância dos alimentos, seu sabor, seus preços, locais onde são vendidos, pessoas que trabalham cozinhando em restaurantes, foram tratados no projeto.
Este tema permitiu criar um clima de parceria e interesse participativo do grupo e de cada aluno, reforçando a consciência da importância do trabalho em grupo.
A culminância se deu com uma oficina de alimentação alternativa (saladas, sobremesas, pães, tira-gosto, sucos e chás) e também com a montagem de um livro de receitas simples. Ao final da oficina fizemos uma dramatização do texto As frutas e os legumes.
 
 
Ø Projeto de Educação Fiscal
 
Este projeto nasceu da necessidade em aprimorar a consciência dos alunos e da comunidade em geral sobre a importância do espaço coletivo, de zelar pelo patrimônio público e de acompanhar a gestão das contas públicas pelos governantes. E também da necessidade de elevar o grau de conhecimento de nossas crianças quanto à arrecadação e à aplicação do dinheiro público.
Pretendemos através do projeto, preparar as nossas crianças e a comunidade, para a ação de cidadania de acompanhamento da utilização dos recursos advindos da arrecadação tributária através de observação, reflexão e sensibilização. Através de fitas de vídeo, folhetos informativos e cartilhas, pudemos desenvolver um trabalho interessante com os alunos fazendo com que eles se interessassem em trazer de casa, material para formar um mural.
Este projeto foi desenvolvido com alunos da 4ª série E da Escola Estadual Emilio José Salim no ano de 2004. Teve duração de 30 dias e foi encerrado com a confecção de uma cartilha e de um livrinho de histórias.
Obs. Cada aluno pode ter a sua própria cartilha e seu livrinho.
 

Ø Projeto Educando pelas Diferenças
 
Viver é conviver. É se relacionar.
Somos seres de relação. Somos incompletos e inacabados.
 Nós somos incompletos porque sem o outro não existimos.
 Não há sentido em pensar ‘eu e o mundo’.
É preciso pensar ‘eu como um pedaço do mundo’.
Este projeto foi trabalhado com alunos da 4ª série A da Escola
 Estadual Benedicta Wutke em 2005.
Teve um semestre de duração.
O resultado foi surpreendente, pois o relacionamento das crianças
durante esse período tanto com os companheiros quanto com os
demais professores e funcionários passou a ser exemplar.
 
 
 
Ø Projeto Educação Viária
 
O Projeto de Educação Viária, com parceria do Instituto Mapfre de Segurança Viária e da Secretaria do Estado da Educação, é uma ação educativa ampla, com o objetivo de promover mudanças de comportamento dos alunos e daqueles com quem eles convivem ao locomover-se, seja como pedestre, como passageiros ou ciclistas.
Foi desenvolvido com a 4ª série A da escola estadual Benedicta Wutke no ano de
2005 e teve a duração de 60 dias.
A partir das ações propostas, as crianças e os jovens aprenderam os hábitos
adequados, as normas e convenções relativas à circulação viária; puderam
observar, refletir e sensibilizar-se em relação aos fatos que os cercam,
desenvolvendo o cuidado e respeito ao próximo e adquirindo a consciência de seus
direitos e responsabilidades sociais.
 
 
 
Outros projetos se seguiram, sempre com a ajuda dos meus alunos. Eles já estavam aptos a realizarem pesquisas que muito ajudou a enriquecer o Coletânea do Saber.