Apresentando o Coletânea do Saber...

E o Coletânea do Saber foi apresentado ao Senhor Secretário de Educação do Rio de Janeiro                 

Prezado Senhor Secretário de Educação do Estado do Rio de Janeiro, Wilson Risolia

 

Este é o prefácio do livro que acabo de escrever, o Coletânea do Saber.

Foi seguindo a linha deste prefácio, a de não acomodação, da vontade de mudar a maneira de ensinar e, consequentemente, o aprender de nossas crianças, que nasceu esta Coletânea.

O objetivo de minha obra é fornecer aos professores, que ainda insistem em trabalhar com livros antigos, desatualizados, ainda utilizando velhos métodos de ensino, um novo material de pesquisa que facilite e incentive a formação de seus alunos.

Por mais que os estados forneçam a cada ano novos títulos para serem usados durante o ano letivo, nossos professores, que se encontram desestimulados pelos baixos salários, que não se reciclam e tampouco procuram pesquisar mais para trazer novas propostas e mais conteúdo para as salas de aula, acabam optando pelos velhos métodos. Métodos usados há mais de 30 anos, que ensinam de forma superficial e não de acordo com a evolução de nossas crianças e de seus novos interesses. A criança dos anos 60 ou 70 não são as mesmas de hoje. A informação chega mais rápido através da televisão, da interatividade da Internet e pela convivência social em grupo. Não podemos mais insistir lançando mão de velhos recursos que não acompanham mais a velocidade e o interesse de saber mais de nossas crianças.

O "Coletânea do Saber" é um livro básico de pesquisa indicado, a princípio, aos professores e alunos de 3ª e 4ª séries do ensino fundamental, mas podendo ser consultado por outras séries.

Com esta obra, pretendo tornar as crianças capazes de analisar dados, planejar, interpretar, experimentar, elaborar hipóteses, tirar conclusões, aprimorar seu modo de vida e sua relação com os demais seres e o ambiente em que vivem. Enfim, torná-los capazes de agir não só como simples observadores do mundo, mas como participantes e questionadores de nossa sociedade. Propõe a apresentação do novo, de textos e exercícios do cotidiano, mostrando algo diferente do que estão acostumados em salas de aula.

Tem como objetivo divertir e provocar a externalização de novas ideias através de textos sobre a cidadania, poesias, contos, fábulas e muito mais.

Leciono há 30 anos. Sou professora do ensino fundamental da Escola Estadual Dona Valentina Figueiredo, em Campinas. Com o apoio da direção e coordenação da escola, utilizo este novo método com minhas crianças e o resultado tem sido realmente surpreendente. Minhas crianças têm hoje uma cultura muito mais abrangente e questionadora do que as demais, de mesmas séries, de outras escolas.

Pudera, eu, ampliar esta gostosa maneira de ensinar para todos os professores do Brasil. Minha escola já está se preparando para adotar o livro em 2003 e outras escolas da região estão estudando esta nova proposta.

Gostaria de me colocar à disposição desta Secretaria no sentido da aplicação útil do “Coletânea do Saber", pois sei do interesse responsável, mas não utópico, deste governo em ver crescer com qualidade o nível de instrução das crianças do Rio de Janeiro.

No aguardo de um breve contato, para que eu possa esclarecer melhor o conteúdo didático do "Coletânea do Saber" e quaisquer outras informações que se fizerem necessárias, conto com o apoio desta Secretaria.

Cordialmente

Augusta Schimidt