Introdução do Projeto apresentado à Secretaria de
Educação do Rio de Janeiro
(Autora: Profª Augusta
Schimidt)
(Paulo Freire)
Reeducar é possível...
Amar, também é.
A reeducação só será
possível, através do amor. As crianças, antes de qualquer coisa, precisam se
sentir amadas. Precisam saber que são importantes para alguém, precisam
recobrar a autoestima.
Com amor tudo se
consegue.Cidadania, tão desejada, mas possível apenas para poucos.
O que é ser cidadão? Ser cidadão é usar seus direitos e deveres na medida correta, respeitar e ser respeitado, participar da comunidade. Compartilhar com o próximo, ser solidário, ter ideias e opiniões próprias e poder divulgá-las a todos, pois divulgando ideias e opiniões, fazemos com que as pessoas parem para pensar, refletir e escolher o melhor para a sociedade. Ser cidadão também é cumprir as leis que a sociedade determina, pois cumprindo as leis estamos colaborando para um país honesto e melhor, pois nesse nosso Brasil a fome, o desemprego a violência está tomando conta e destruindo todos os nossos sonhos, todos os nossos direitos. Vivemos hoje, em acelerado desenvolvimento, onde a tecnologia está presente direta e indiretamente no nosso dia a dia.
Cidadania é liberdade em companhia; A liberdade social, não é apenas ausência de constrangimentos, mas sim a possibilidade de empreendermos uma ação. E para isso, devemos ser capazes de criar opções que nos levem à satisfação, mas sempre tendo a consciência da importância dos desejos das pessoas que estão a nossa volta.
É importante que a criança saiba que um dos maiores desafios da vida é descobrir como viver com responsabilidade e respeito aos outros, ou seja, viver com Cidadania.
A comunidade, a escola, a família, tem um papel muito importante no exercício da cidadania e se a criança desconhece seus direitos, deixa de exercer coisas importantes em sua vida. Geralmente estas crianças convivem com pessoas de todas as raças, classe social, idades e profissões e saber viver bem com todos é exercer a cidadania em companhia.
Objetivos:
Ø Desenvolver nas crianças o sentimento de confiança em sua
capacidade afetiva, física, ética, estética, de inter-relação pessoal e
inserção social para agir com perseverança em busca de conhecimentos e fazê-la refletir criticamente sobre as normas morais
buscando legitimidade na realização de seu bem comum.
Ø Salientar suas
reais possibilidades, através de um ambiente comunitário estimulante e
desafiador que aguce sua curiosidade para conhecer o mundo em que vive.
Ø Fazer com que a
criança compreenda sua vida como participação no espaço em que vive utilizando
os conhecimentos adquiridos para a construção de uma sociedade democrática.
Ø Ajudar a criança
a construir uma imagem positiva de si, de respeito próprio e reconhecimento de
sua capacidade de escolher e de realizar seu projeto de vida.
Ø Fazer com que a
criança adote atitudes de respeito pelas diferenças entre pessoas, repudiando
as injustiças e discriminação.
Ø Fazer com que a
criança aprenda a valorizar e empregar diálogo como forma de esclarecer
conflitos e também a tomar decisões coletivas.
Ø Produção de textos (narrativos e dissertativos)
Ø Teatro (dramatização)
Ø Musica (desenvolvendo as habilidades da própria
criança através de danças, instrumentos, ginástica rítmica)
Ø Artesanato
Ø Pintura
Ø Leitura
Ø Desenho
Ø Educação física
Ø Educação sexual